Kriegsgefangenenlager
mitgegangen mitgefangen
Já o major Bento Esteves Roma, afirmava: O nosso soldado arrancado aos labores do seu torrão, levado pelos caprichos da sorte para um País dele ignorado, colocado em condições de meio e clima muito diferentes daqueles a que estava habituado, depressa se familiarizou com tudo e depressa aprendeu o que era preciso,"
" Causava justa admiração aos ingleses, e era uma coisa que lhes custava a compreender como os soldados analfabetos, bisonhos, sem a desenvoltura dos seus, os suplantava em tudo o que fosse aprender e apreender, classificando-os, eles os ingleses, de muito sagazes. E era para consolar o ver, em concursos com os ingleses, serem os nossos a ganhar"
Mais adiante diz: " Nós , os da frente éramos designados pelos da retaguarda pela "malta das trincheiras" E na realidade, quando de là saíamos, cheios de lama trazendo bem estampados nos rostos as noites sem dormir, éramos "uma verdadeira malta!"
"Malta das trincheiras"
Lumpengesindel der Schützengräben
via:
"Die Deutschen waren wie Fliegen"





